Terça-Feira, 01 de Abril de 2025

Logo
Logo
Terça-Feira, 18 de Março de 2025
POR: Equipe Valle
Saiba quem era a técnica de enfermagem do Samu que morreu após ambulância bater contra caminhão em rodovia GO-118
Luto
Jovelina Francisca Alves Mendes, de 56 anos, foi descrita por uma amiga como alegre e brincalhona. Colegas de profissão realizaram um cortejo em sua homenagem.
 
A técnica de enfermagem Jovelina Francisca Alves Mendes, de 56 anos, que morreu após a ambulância em que estava bater contra um caminhão, na GO-118, foi descrita por uma amiga como alegre e brincalhona. Segundo o prefeito Pablo Geovanni, ela era servidora pública há 22 anos e estava lotada na base do Samu de Campos Belos.
 
Em entrevista, Edinalva lamentou a morte da amiga, que conhecia desde a infância. Segundo ela, a técnica de enfermagem era mãe de três filhos, dedicada e apaixonada por flores. “Era muito gentil com os pacientes que ela carregava no Samu”, completou.
 

O acidente ocorreu próximo à cidade de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal (DF), na madrugada de segunda-feira (17). Segundo o prefeito, a técnica de enfermagem chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Alto Paraíso de Goiás, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Uma das colegas de trabalho, Luciana Malheiros, de 36 anos, contou que a convivência com Jovelina era uma “benção” e revelou o desejo dela de se formar em enfermagem.

 

“Ela tinha um desejo ainda de se formar, em graduar em enfermagem. Inclusive, eu comentei para ela que estou me graduando e ela falou que ainda iria começar a graduação dela. Eu falei: ‘faz mesmo, Jovinha’”, relembrou.

 

Uma das últimas recordações que a colega tem de Jovelina foi no plantão de sábado (15), quando dividiram uma refeição juntas. “Brincamos, e eu jamais imaginaria que ali seria a última vez que nós iríamos conversar”, relatou Luciana.

 

Homenagens

Segundo Najara Benevides, coordenadora da base do Samu de Campos Belos, o sepultamento de Jovelina Francisca Alves Mendes foi realizado nesta terça-feira (18). Com apoio da equipe de Formosa,  do Corpo de Bombeiros e de profissionais da cidade vizinha, os colegas de profissão fizeram um cortejo como forma de homenagem ao “trabalho exemplar e dedicação” da técnica de enfermagem.

 

“Foi um momento muito emocionante para toda a equipe”, descreveu a coordenadora.

 

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás lamentou a morte da servidora. "Sua partida prematura representa uma grande perda para toda a categoria da saúde e para aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado", pontuaram (leia a nota completa ao final do texto).

 

O prefeito informou ainda que a ambulância tinha ido até Uruaçu para levar um paciente. No momento do acidente, uma equipe, composta por duas técnicas de enfermagem, um motorista e uma médica, estava voltando para Campos Belos.

 

"Quando o motorista viu o caminhão parado, ele tentou desviar, mas infelizmente bateu na traseira do caminhão e, na ocasião, a técnica de enfermagem que estava na frente morreu após bater a cabeça. A ambulância inclusive capotou e ficou tombada no meio da pista", relatou Pablo Geovanni.
 
 

Acidente

 

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) bateu contra um caminhão que estava estacionado na rodovia. Segundo a polícia, além da vítima, outras três pessoas ficaram feridas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (PC).

 

O acidente aconteceu a 25 km de Alto Paraíso. A ambulância estava a serviço do município de Campos Belos. De acordo com o prefeito do município, Pablo Geovanni, o local estava com uma neblina muito forte, o que fez com que o motorista da ambulância não enxergasse o caminhão.

 

O prefeito informou ainda que a ambulância tinha ido até Uruaçu para levar um paciente. No momento do acidente, uma equipe, composta por duas técnicas de enfermagem, um motorista e uma médica, estava voltando para Campos Belos.
 
"Quando o motorista viu o caminhão parado, ele tentou desviar, mas infelizmente bateu na traseira do caminhão e, na ocasião, a técnica de enfermagem que estava na frente morreu após bater a cabeça. A ambulância inclusive capotou e ficou tombada no meio da pista", relatou Pablo Geovanni.
 

Conforme informado pela coordenadora da base do Samu de Campos Belos, as outras pessoas envolvidas no acidente estão bem. A Secretaria de Saúde do município ofereceu o serviço de uma psicóloga para amenizar o trauma da equipe.

 

Nota do Sindsaúde-GO

 

Com imensa tristeza, lamentamos o falecimento da técnica em enfermagem Jovelina Francisca Alves Mendes, da Base Descentralizada do SAMU de Campos Belos, vítima de um trágico acidente enquanto cumpria seu dever de cuidar e salvar vidas.

 

Na linha de frente, Jovelina foi uma profissional dedicada, que sempre exerceu seu trabalho com responsabilidade e compromisso com a saúde pública.

 

Sua partida prematura representa uma grande perda para toda a categoria da saúde e para aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.

 

Portanto, neste momento de luto, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas de profissão, desejando força para enfrentar essa imensa dor.